Turbinando o Windows 7

Desativar Serviços e Efeitos desnecessários do Windows 7 (Algumas configurações também funcionam no Windows XP, Vista e 8)


DESATIVANDO SERVIÇOS: 

Rodar os comandos como administrador: Iniciar, executar ou pressionar a tecla win+r:
systempropertiesprotection para criar um ponto de Restauração do Sistema, possibilitando o retorno das configuraçãoes caso algo saia errado.
services.msc para  desativar serviços desnecessários, conforme o caso:

1) Cliente de rastreamento de link distribuído: Mantém vínculos entre arquivos NTFS em um computador ou através de computadores em uma rede. (default= automática – se desejar ativar novamente)

2) Registro remoto (RemoteRegistry): Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro neste computador. Se este serviço for parado, o Registro só poderá ser modificado por usuários deste computador. Se este serviço for desativado, os serviços que dependerem dele explicitamente não serão iniciados. (obs.: desativar este serviço é até mais seguro). (default=manual)

3) Serviço Agendador do Windows Media Center: Inicia e interrompe a gravação de programas de TV no Windows Media Center. (default = manual)

4) Serviço de Criptografia de Unidade de Disco BitLocker: Somente para quem não utiliza este recurso de criptografia em disco pode desligar. (default = manual)

5) Serviço de Entrada de Tablet PC: Se você não tem um Tablet PC, pode desativar. (default = manual)

6) Serviço de Relatórios de Erro do Windows: Envia dados sobre erros no sistema para a Microsoft. (default = manual)

7) Serviço Receptor do Windows Media Center: Se você não tem placa de vídeo com captura de FM e TV, pode desativar. (default = manual)

8) Auxiliar de IP: Fornece conectividade em túnel usando tecnologias de transição do IPv6 (6to4, ISATAP, Port Proxy e Teredo) e IP-HTTPS. Se esse serviço for parado, o computador não terá os benefícios de conectividade aprimorada que essas tecnologias oferecem. Redes domésticas com banda larga podem desativar este serviço. (default= automática)

9) Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis: Permite o compartilhamento de arquivos do Media Player com drivers externos.
Sugestão: configure este serviço como “Manual”

10) Experiência com Aplicativo: Relata problemas de compatibilidade e aplica automaticamente atualizações de software a programas.
Sugestão: configure este serviço como “Manual”.

11) Pesquisador de Computadores: Mantém um a lista atualizada de computadores na rede e fornece a computadores designados navegadores. Se este serviço for interrompido, esta lista não será atualizada ou mantida.
Sugestão: configure este serviço como “Desativado” caso seu computador não faça parte de uma rede.

12) Gerenciador de Sessão do Gerenciador de Janelas da Área de Trabalho: Fornece serviços de inicialização e manutenção ao Gerenciador de Janelas da Área de trabalho.
Sugestão: Se você não usa os recursos de desktop “Aero”, você pode configurar este serviço para “Manual”.

13) Serviço de Diretiva de Diagnóstico: Ativa a descoberta e solução de problemas nos componentes do Windows.
Sugestão: Configure este serviço como “Manual”.

14) Cliente de rastreamente de link distribuído: Descrição: O serviço do sistema Cliente de rastreamento de link distribuído mantém links entre os arquivos do NTFS em seu computador ou entre computadores no domínio de rede.
Sugestão: Se o seu computador não faz parte de uma rede com domínio, desative este serviço.

15) Serviço de Indexação: O Serviço de Indexação indexa o conteúdo e as propriedades de arquivos em computadores locais e remotos, bem como fornece acesso rápido aos arquivos por meio de uma linguagem de consulta flexível. O Serviço de Indexação também permite a pesquisa rápida de documentos em computadores locais e remotos e fornece um índice de pesquisa para conteúdo compartilhado na Web. Ele cria os índices de todas as informações de texto contidas em arquivos e documentos. Quando a criação inicial do índice for concluída, o Serviço de Indexação manterá os índices sempre que um arquivo for criado, modificado ou excluído.
Sugestão: A indexação pode consumir uma quantidade razoável de recursos do computador. Se o serviço for interrompido, as pesquisas poderão ainda ser feitas como sempre, porém, um pouco mais lentas. Se você não costuma utilizar com frequência o mecanismo de pesquisa do Explorer ou se usa um outro software para fazê-lo, você pode configurar este serviço como “Desativado”.

16) Arquivos Offline: Este serviço fornece acesso a arquivos e pastas de rede a partir de um disco local quando uma rede está indisponível.
Sugestão: Se seu computador não faz parte de uma rede ou se seu computador está em rede mas você não usa este recurso, você pode desativa-lo com segurança.

17) Serviço Enumerador de Dispositivos Portáteis: Permite a utilização, sincronização e transferência de dados de dispositivos de armazenamento portáteis por aplicativos como o Windows Media Player e o Assistente de Importação de Imagens.
Sugestão: Se você nunca conecta dispositivos de armazenamento como chaveiros USB, Pen Drives, iPod, você pode configurar este serviço como “Desativado”.

18) Spooler de Impressão: Carrega arquivos na memória para impressão posterior.
Sugestão: Se você não tem uma impressora, manter este serviço carregado na memória é inútil. Desative-o.

19) ReadyBoost: A partir da versão Ultimate, do Vista, o Windows incorpora uma novidade interessante. A tecnologia ReadyBoost. Com ela, você pode adicionar mais memória ao computador sem ter que abrí-lo ou trocar os módulos de RAM. A idéia é usar a memória existente em um dispositivo de armazenamento em massa, tal como um USB pen drive ou MP3 player. Mas, para que o ganho de desempenho ocorra, o dispositivo deve ter boa velocidade e atender aos padrões mais modernos USB, caso contrário o efeito será o contrário.
Sugestão: Se você não usa esta tecnologia, pode desativá-la com segurança.

20) Registro Remoto: Permite que usuários remotos modifiquem configurações do Registro em seu computador remotamente. Se este serviço for desativado, o registro só poderá ser modificado localmente.
Sugestão: Até por questão de segurança, é melhor que você mantenha esta opção desativada.

21) Logon Secundário: O serviço Logon secundário permite que o usuário crie processos no contexto de diferentes elementos de segurança. Este serviço é normalmente usado por administradores, que podem efetuar o logon como usuários restritos e usar um logon secundário para executar temporariamente um aplicativo como Administrador.
Este serviço permite o início de processos executados com credenciais alternativas clicando-se com o botão direito do mouse sobre um aplicativo ou executável e selecionando-se “Executar como”.
Sugestão: É uma boa prática operar o sistema como um usuário limitado e usar um logon secundário com maior poder (Administrador) para tarefas como instalar programas e executar tarefas administrativas. Porém, se você, assim como a maior parte dos usuários domésticos, não segue esta prática, ou seja, se você costuma logar-se no sistema como usuário Administrador, então manter este serviço rodando é inútil. Neste caso, você pode desativá-lo. Mas recomendamos você mudar seus conceitos…

22) Central de Segurança: Monitora as configurações e definições de segurança do sistema.
Sugestão: Se você não gosta de receber alertas do sistema operacional relativas a segurança (firewall, antivírus, etc), você pode desativar este serviço.

23) Serviço de Entrada do Tablet PC: Habilita a funcionalidade de caneta e tinta de Tablet PC
Sugestão: Se você não possui um dispositivo de reconhecimento de escrita, você pode desativar este serviço.

24) Serviço de Relatórios de Erro do Windows: Permite que os erros sejam relatados quando os programas param de funcionar ou de responder e possibilita que soluções existentes sejam oferecidas. Também permite que logs sejam gerados para os serviços de diagnóstico e reparo.
Sugestão: Você já deve ter notado, após um travamento de programa, que o Windows lhe pergunta se você deseja enviar um relatório de Erros à Microsoft. Se você sempre responde “Não”, então você não precisa deste serviço. Pode desativá-lo com segurança.

25) Windows Search: Fornece a indexação de conteúdo e o cache de propriedade para arquivos, e-mails e outros conteúdos.
Sugestão: Se você não usa com frequência o mecanismo de busca do Windows Explorer, você pode desativar este recurso. Detalhe: a busca continuará funcionando, só que um pouco mais lenta.

26) Servidor: O serviço do sistema Servidor oferece suporte ao RPC, ao arquivo, à impressão e ao compartilhamento de pipes nomeados pela rede. Esse serviço permite o compartilhamento de recursos locais, como discos e impressoras, de modo que outros usuários da rede possam acessá-los, além de permitir a comunicação de pipes nomeados entre aplicativos em execução em outros computadores e no seu computador, o que é usado para o RPC.
Sugestão: Desative este serviço se seu computador não está conectado a uma rede.

fontes: visualdicas.blogspot.com.br/2010/08/desativar-servicos-windows-7.html e www.superdownloads.com.br/materias/desativando-servicos-desnecessarios-no-windows.html

DESATIVANDO EFEITOS VISUAIS:

1 – Em PAINEL DE CONTROLE, SISTEMA (ou Sistema e Segurança depois em Sistema), CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SISTEMA, na aba AVANÇADO, na opção DESEMPENHO, CONFIGURAÇÕES, desative tudo ou parcialmente conforme a preferência.

SSD

Smart Response usa SSD como disco de cache para aumentar performance.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *